Seminário Internacional: Sessenta anos do golpe militar – Historiar para escrever amanhãs

O Seminário Internacional “Sessenta Anos do Golpe Militar: Historiar para Escrever Amanhãs” é uma iniciativa conjunta dos Programas de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), da Universidade do Estado da Bahia (UEB), do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da UEFS, e do Colegiado do Curso de Direito da UEFS. O evento tem como objetivo refletir sobre os impactos do golpe militar de 1964 e suas consequências para o Brasil.

Programado para o período de 9 a 12 de setembro de 2024, o Seminário reunirá estudantes, pesquisadores e professores do Brasil e de outros países latino-americanos para discutir temas cruciais, como as ditaduras na América Latina, a resistência ao regime militar, as transformações educacionais impostas pela ditadura, e a memória e reparação das injustiças cometidas, com especial atenção às violências sofridas pelos povos indígenas.

Além disso, o evento busca promover um diálogo entre a Academia, a sociedade civil e o poder público, visando a uma compreensão crítica do passado e ao fortalecimento da democracia no presente.
A programação do seminário incluirá mesas-redondas, sessões de depoimentos, conferências e lançamentos de exposições e livros, com o objetivo de promover uma reflexão coletiva sobre o legado do golpe militar, fortalecendo a preservação da memória e a promoção dos direitos humanos no Brasil.
O evento conta com o apoio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), da Capes, da PPPG (UEFS) e do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus II.